O telejornalismo
brasileiro num cenario de
competitividade

S. SQUIRRA
Professor da ECA/USP

O fato de que sua voz é amplificada num nivel que possa atingir de um
lado a outro da nagdo ndio te confere maior sabedoria ou reconhecimento
que vocé possui quando sua voz alcanga os dois extremos de um balcdo
de bar.(Edward R. Murrow, CBS)

RESUMO

O artigo faz um balango do telejornalismo contemporéneo no Brasil, relacio-
nando-0 com a histdria do pais. A andlise se centra no modelo de controle na
area de comunicagdo eletronica como um latifiindio audiovisual. A seguir, o autor
mostra os desafios representados pela diversificagdo das redes, especialmente
com a implantagdo da TV por cabos.

Palavras Chaves: comunicag&o eletronica — economia da comunicagéo — meios de
comunicagao, histéria dos - telejornalismo — TV a cabo

ABSTRACT

The paper studies the contemporary status of TV news in Brazil, under the focus
of recent Brazilian history. The analysis considers the model of control of mass
media. So-author comments the diversity of networks, particularly with the imple-
mentation of cable TV, and its challenges to the journalism.

Keywords: cable TV - economics of communication — history of communications —
mass media — TV news

RESUMEN

O artigo estuda el teleperiodismo brasilefio contemporaneo y su relacion
con la historia del pais. El analises es centrado en el modelo de control de los
medios eletronicos de comunicacion considerado como un latifundio audiovisual.
El autor discute también los desafios representados por la diversificacion de las
redes, en particular con la implementacion de la TV por cable.

Palavras claves: economia de la comunicacién — historia de la communicacién ele-
tronica — medios de communicacién — TV por cable

INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVIII, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995 37



O Brasil tem uma cultura comunicacional recente, dindmica, versatil e
inovadora. Justamente por isso, fortemente controlada. Desde o inicio, os interes-
sados em comunicar algo & populagfio tiveram que ser ousados e conseguir meios
de imprimir jomais burlando a a¢io repressora da autoridade de plant3o. Assim,
aconteceu com o primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense (sim, com z)
que era editado em Londres, em junho de 1808. Todavia, o periodo desde essa
época até os dias atuais revela uma mudanga radical na relagfo dos editores com o
poder e indica a estruturag@io de um modelo que colocou os veiculos na defesa dos
interesses da elite dominante.

Na érea da comunicagfo eletronica, 0 modelo brasileiro mais recente,
surge da mistura desta estrutura com o sistema autoritario e centralizador implan-
tado pela ditadura militar e que confirmou o controle nas maos de poucos escolhi-
dos. Assim, atualmente, oito grupos dominam as concessdes de TVs no Brasil,
estabelecendo verdadeiros "impérios" regionais de comunicag#o. Isto, apesar de a
legislagfio estabelecer que nenhuma empresa ou pessoa possa ter participagdio em
mais de dez emissoras de TV e seis rddios FMs em todo o territorio nacional.

~ Estes "latifindios audiovisuais” foram sedimentados nas tltimas décadas
e pertencem a familias que dividiram o pais entre si: no centro oeste, a familia
Zahran (quatro emissoras de TV e duas de radio) e Camara (sete TVs e 13 radios);
no Amazonas, a familia Daou (cinco TVs e quatro rddios); no norte, a familia
Jereissati (uma TV e cinco radios) e, no sul, Sirotsky (14 TVs e 21 radios). Todos
suplantados pelos grupos Bloch/Manchete (cinco concessées de TV e seis de
radio); Saad/Bandeirantes (nove TVS e 21 radios), Abravanel/SBT (9 TVs) e
capitaneados pela poderosa familia Marinho/Rede Globo, que tem 17 concessdes
de TV e 20 emissoras de radio. Este perfil representa a estratificagfio do controle
dos midia eletrnicos (¢ também de boa parte do impresso) nas méos destes
potentados que, inequivocamente dividiram o espectro brasileiro em verdadeiras
capitanias que, por ndo mudarem de m&os, tornaram-se hereditarias e se transfor-
maram em um auténtico Tratado de Tordesilhas audiovisual.

De outro lado, politicos influentes, como ex-presidentes (José Sarney e
Femando Collor de Melo), ex-ministros (Antonio Carlos Magalhfes, José
Eduardo de Andrade Vieira e Aluizio Alves), governadores e ex-governadores
(Jodo Alves Filho, Carlos Santos, Cicero Lucena, Geraldo Bulhdes, José Ribamar
Fiquene, Orestes Quércia, José Agripino Maia, Jader Barbalho e Edison Lobdo) e
senadores (Albano Franco, Odacir Soares, Julio Campos, Hugo Napoledo, Man-
sueto de Lavor e Gilberto Miranda Batista), por exemplo, também detém emisso-
ras de Tv e/ou de radios, caracterizando o dominio de uma parte da classe politica
na midia eletrénica do pais. Os registros do Ministério das Comunicagdes apon-
tam 73 deputados e ex-deputados como proprietirios de 133 emissoras de radio e

38 INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVIIl, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995



televisdo, a maioria deles do PFL. S¢ o presidente Samney distribuiu 1.080 conces-
soes.

Nesta malha de dominios eletrdnicos, como ndo poderia ser diferente dado
o perfil destes grupos, os proprietarios dos veiculos de comunicagio t&m se pau-
tado irresponsavelmente quanto ao que difundem as suas audiéncias e puablicos
cativos. Isto, num pais onde 90 por cento dos domicilios ligam pelo menos uma
vez a TV por dia; onde 45% dos lares com TV tém mais de um aparelho e onde
81% deles sfio coloridos. E ainda, num contexto onde os jovens e adultos ficam
mais de 3 horas diarias vendo televisio. | Assim, algumas concepgdes de verdade
sdo "embaladas” & populagfo, fazendo com que seja disseminado somente o que
essas poderosas elites desejam que seja amalgamado na consciéncia popular. Isto
acontece na maioria dos paises, s que no Brasil, este descaso com um compro-
misso social mais sério tem colocado boa parte do sistema de comunicag@o em
situagdes questionaveis. E, como na situagfo seguinte, dificil de sustentar, se abor-
dado isentadamente ¢ sem ufanismo patriético.

Uma noticia de 181 linhas no New York Times de 13 de dezembro de
1984, portanto, pouco menos de 10 anos atras, cujo titulo "On TV, Brazil is get-
ting a clearer picture of itself", assinado por Alan Riding, correspondente do jornal
no Rio, levou muitos brasileiros a acreditar que a nagdo estava conquistando sua
alforria comunicacional, e passaram a se considerar inscritos no "primeiro
mundo” audiovisual. Isto, obviamente é um exagero. A reportagem poderia indu-
zir os leitores a acreditar que a nagdo mostrada na TV poderia ser mais transpa-
rente, clara. Reconhecer que os esterdtipos mostrados nas telas da TV brasileira
no geral, e da Globo em particular, possam ser os auténticos brasileiros é um
grande equivoco. No Brasil, onde cerca de 10% da sua populagfo s3o de brancos
que controlam mais de 50% do Produto Interno Bruto, ndio existe lugar de proje-
¢do para os representantes dos chamados "descamisados" que, entretanto, repre-
sentam a esmagadora maioria da populag@o. Um intrigante estudo desenvolvido
por dois pesquisadores norte-americanos revelou que, apesar de fortemente repre-
sentativos no Brasil, 0s negros e mestigos (para o governo, s3o 46% da populag#o)
estavam em:

* somente 7% dos anuncios veiculados na TV,
« somente 6% dos noticiriosna TV;

* somente 6% das novelas,

! Dados do Ibope, 1990.

INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVIII, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995 39



» representando um total de 9,5% de todas as dreas que eles estudaram (mais
esportes, variedades e programas infantis).

Entretanto, 0 mais assustador foi o que constataram quando focalizaram o
papel, a fungio que os negros e mestigos tinham neste pequeno espago da midia
eletrdnica brasileira. No topico "Black roles on Rede Globo" descobriram que no
noticiario, 76% das referéncias estavam ligadas a crimes e que na publicidade
73% dos pap€is interpretados por eles eram aqueles "tradicionais”, ou seja, em
situagGes de inferioridade social. No inicio de novembro, a novela "Patria Minha",
da Rede Globo, mostrou um personagem negro, no papel de jardineiro subjugado
pelo patrfio (branco) que o chamou de "negro safado", acusando-o sem provas de
ser o ladrio que abriu seu cofre. Depois de jurar inocéncia, o patrio branco arre-
matou: "Vocés, quando ndo sujam na entrada, sujam na saida". Independente dos
desdobramentos e protestos dos movimentos negros organizados, esta é a televi-
sdo branca e elitista praticada ainda hoje no Brasil. E como se os concessionarios
(atengdo: o direito de exploragdo do canal € dado em nome da sociedade e ndo é
propriedade dos donos das emissoras ou redes!) quisessem "esquecer o pais real"
~ para quem produzem e vendem seus anuncios, — impondo uma sociedade ima-
gindria, com a classica e imutavel relagfio de forgas entre poderosos e oprimidos.
Para o cientista politico Paulo Sérgio Pinheiro,

uma sociedade civil é um espago publico, no qual as diferentes forgas
sociais devem exprimir, com 0 mesmo peso, as suas convicgbes. Se 0
estado e o poder econémico se articulam com expressiva parcela da
midia, dificilmente podemos constituir uma vida democrdtica.

O que se percebe hoje no Brasil é que muitos politicos dividiram entre si
varias regides (normalmente as suas de origem, numa inquestionavel ocupagio de
sesmarias) e, em outro circulo concéntrico de atuaggio, se aliaram aos tradicionais
detentores do "direito" de exploragdo da midia eletr6nica, numa sombria negocia-
¢do que estabelece que eles ndio impedem a renovagdo das concessdes desses ulti-
mos e 0s empresarios eletronicos nfo os incomodam na sua pouco transparente
atuagio parlamentar. Era o que o defenestrado Roberto Cardoso Alves queria
dizer quando afirmava que "uma méo lava a outra".

Uma outra situagdo é da mesma forma preocupante. No contexto mais
amplo, o cenario internacional indica que a maioria das nagGes tem passado pelo
que Alvin Toffler denominou de "trés ondas de desenvolvimento”. Mas aqui tam-
bém pode-se notar vieses que caracterizam os procedimentos destes segmentos da
cultura brasileira: politicos e empresarios tentam mudar esta ordem natural e,
como o proprio Toffler afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo,

40 INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XViil, n? 1, pag. 37-49, janfjun 1995



0 pais ainda sequer completou a revolugdo agricola, possui uma enorme
base industrial e comega a desenvolver bolsdes tipicos de "terceira onda",
que se expressam pela economia baseada néio apenas em novas tecnolo-
gias, mas em mudangas culturais e organizacionais.

A crenga de que € possivel "pular degraus" de desenvolvimento e culturae
crescer em passos seqlienciais, sem sedimentar etapas intermediarias, parece ser
factivel neste pais. Muitos créem que o mesmo pode acontecer na industria televi-
siva da nagHo. Assim, seria possivel elevar a uma categoria todo um processo de
produgdo que, unicamente, consegue sobressair um dos seus produtos. De outro
lado, é sempre bom lembrar que 0 momento onde foi gerada a falacia de que o
pais sediava uma rede televisiva mundial coincidia com o fim do regime militar,
que foi fortemente caracterizado por uma "castrada e asséptica cultura televisiva",
com o controle total dos temas comunicados a sociedade e por um forte senti-
mento nacionalista. Boa parte da nago estava, deve-se reforgar, suscetivel a este
tipo de convencimento de "Brasil grande". E tudo indica que ainda ndio questionou
este ponto na sua real dimens&o.

Se ndo, vejamos: a matéria do New York Times em questdo, citada anteri-
ormente, embrido de uma imagem que tornou o Brasil amplamente aceito pelos
seus cidaddos como uma "poténcia televisiva", e, fout court, um relato da histéria
da Globo como empresa de avassalador sucesso local e de Roberto Marinho como
empresdrio de projegdo. Relata ainda sua adesdo aos generais-presidentes, seu
apoio a determinados politicos — ndo esquecer que aquele foi um ano de eleigdes,
e Marinho declarou apoiar Tancredo Neves no Colégio Eleitoral —, sua trajetéria
como herdeiro do jornal O Globo e a estrutura da Rede Globo. Todavia, no subti-
tulo "Competicio € superada”, o jornalista afirma que

o0 segredo do sucesso do Sr. Marinho foi colocar a Globo como a quarta
maior companhia de televisGo comercial no mundo, depois das trés redes
americanas.

E o motivo para isto parece ser a bem-sucedida operago de vendas dos
romances seriados para mais de 90 paises, com lucro de 15 milhdes de délares (na
época). Este valor se estabilizou em tomo de 20 milhdes de délares, mas represen-
tou sempre um valor pequeno perto do faturamento de cerca de 700 milhdes de
ddlares do grupo.

Entretanto, a conquista do mercado internacional, de imrecusavel sucesso
empresarial alids, por si s6 ndo justificaria colocar a Rede Globo como a quarta
estrutura de TV no mundo. E isto depende do ponto de observagéo. Se for olhado
do 4ngulo do numero de integrantes ou de audiéncia cativa, outras estruturas de

INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVIIl, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995 41



TV mundiais, como a rede soviética, chinesa, mexicana ou indiana s3o segura-
mente t3o ou mais significativas que os da Globo. Por exemplo, 0 "Vrémia", prin-
cipal telejornal Soviético tinha 4,5 vezes mais audiéncia que o JN: 180 milhdes de
telespectadores contra 40 milhdes do Jornal Nacional.

De outro lado, a abrangéncia mundial total da BBC certamente supera ada
Rede Globo. A revista Veja informou em 31 de julho de 1991 que, se comparada
a Televisiva, a Globo era superada em muitos pontos: quase a metade do niimero
de funcionarios; 1/4 do nimero de horas de programagio produzidas no ano; 110
milhdes de telespectadores para a Globo contra 400 milhdes para mexicana e
outros. A Globo ganhava em nilmero de paises para os quais exportava seus dra-
malhdes: 128 contra 55 e no faturamento: 600 milhdes de d6lares para a Globo e
530 para a Televisa. E preciso despertar para o fato de que a noticia em questdo foi
disseminada pela forga que o grupo Globo tem no pais. A extensa difusdo reali-
zada e a acolhida deste fato, mesmo pela midia nfo pertencente ao grupo, fizeram
com que muitos acreditassemn no que ouviam e confirmassem que "o proprio New
York Times reconheceu isto". E virou verdade, tornando-se mais um estere6tipo
que os brasileiros costumam oralmente transmitir e confiar.

No livro The Image, a Guide to pseudo-events in America, Daniel Boors-
tin pontua algo que me parece apropriado para 0 momento:

No6s (os americanos) somos regidos por expectativas extravagantes
quanto a nossa habilidade de criar eventos quando os eventos ndo exis-
tem, de construir herois quando eles ndo existem, de estar em algum lugar
quando ndo saimos de casa. Quanto a nossa habilidade de produzir for-
mas artisticas que sigam nossas conveniéncias, de transformar uma
novela emum filme e vice-versa, de ... almejar objetivos nacionais quando
eles ndo existem e de persegui-los depois que nos os fabricamos. De
inventar nossos padrdes e entdo respeitd-los como se eles tivessem sido
revelados ou descobertos.

Mas, deslocando um pouco o foco da analise, na area especifica do telejor-
nalismo que se pratica no pais, a saida foi — e continua sendo — a da pouco expan-
siva formula de copiar e adaptar modelos e programas jomalisticos das emissoras
estrangeiras, sobretudo, norte-americanas. A simples adogdo dos modelos alieni-
genas ndo trouxe para a populagio o melhor do que se faz 14 fora. Programas de
investigagdo como "48 Hours", "20-20" ou programas de profundidade jornalis-
tica como "MacNeil/Leher Newshour" ndo foram aqui adotados. E tampouco, o
estilo investigativo e independente — do poder politico central — dos telejornais
diarios do hordrio nobre nos EUA.

42 INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVIII, n? 1, pag. 37-49, janjun 1995



Neste cendrio, a adog@o do modelo de apresentagdo de telejornais com o
uso do 4ncora trouxe a inica mudanga significativa na arte de difundir noticias no
hordrio nobre da TV brasileira. Experiéncia ainda ndo testada na Globo. No
entanto, no SBT, o jornalista Boris Casoy, que, com certeza é o primeiro 4ncora
da TV no pais, € hoje o must das referéncias e reconhecimento da importincia
desta inovagdo no Brasil. Até a chegada deste modelo, todas as emissoras, mesmo
as estatais, tinham no formato e estilo implantados pela Rede Globo o principio
televisivo a ser inquestionavelmente seguido. Pairava em todas as reda¢es um
certo temor de fugir aquele padrfio, que, justamente por arrebatar a audiéncia,
deveria ser idolatradamente reproduzido nas demais redes ou emissoras locais.

O modelo ancorado com Boris Casoy foi colocado no ar em 1988 e, desde
o0 primeiro momento, levou as residéncias brasileiras um formato novo, com um
padrio de qualidade estética que definitivamente fugia daquele global, que ado-
tava cegamente as premissas de juventude e beleza para seus apresentadores de
telejornais. Que ndo sdo jornalistas por formag#o profissional. Boris Casoy, neste
particular, também representa um novo paradigma. Além de ser jornalista, sua
identidade popular — tinha se tornado amplamente conhecido na TV a partir dos
primeiros debates politicos, como representante de um jornal impresso, a Folha
de 8. Paulo —, seu carisma — soube explorar uma imagem segura, independente e
madura — e independéncia televisivos — ndo representava uma emissora de TV —
propiciaram que ele viesse a ter respaldo para implantar um modelo inédito no
telejornalismo do pais. E trouxe aos lares um produto hibrido na missdo de anco-
rar um telejornal: a emissfo clara de opinido no ar. No programa Vitrine (da TV
Cultura de S#o Paulo), sobre o papel dos 4ncoras, veiculado no final do ano pas-
sado, uma mulher afirmou preferir o jornalismo opinativo, pois "ele retrata a opi-
nido do préprio jornalista e ndo da emissora". E outra arrematou;

Acho importante ele dar opinido, desde que fique claro que a opinido é
dele. Ele ndo é Deus, assim néio é o dono da verdade. Porque que é bom
que se saiba que a opinido é dele? Oras, porque vocé questiona o que ele
diz!

Com esta facil identificagdo editorial, o TJ Brasil, telejornal de Boris
Casoy, tem batido o Jornal Nacional, da Globo na qualificag8io da sua audiéncia:
59.4% do publico ABC estavam com o TJ Brasil, contra 50,9 com o Jornal Naci-
onal, conforme dados do Ibope, medidos no periodo de novembro de 92 a novem-
bro de 93. Com relagio ao modelo de ancoragem de Casoy, apresento algumas
reflexdes recentes que tenho constatado na midia: os jornalistas estio entendendo
o dncora como aquela pessoa que unicamente centraliza a apresentagfio e faz
comentarios "inteligentes" ou ainda pior, paternalistas no telejornal que apresenta.

INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVill, n? 1, pag. 37-49, jan/jun 1995 43



Primeiro esclarecimento: isto € verdadeiro, se for levado em consideragiio
o surgimento do personagem no ao de 1948, durante a Convengdo dos partidos
politicos nos EUA. Na realidade, a adogfio do modelo foi se dar 14 anos mais
tarde (em abril de 1962), com a escolha do jomalista Walter Cronkite que ja era
muito conhecido e respeitado dos telespectadores. Mas, um detalhe tem escapado:
ele exigiu o cargo de Editor-Chefe do telejornal que iria apresentar. Nfo € neces-
sario pontuar que o Editor Chefe é o responsavel maximo por tudo que diz res-
peito ao jornal que dirige, desde a escolha dos temas a serem veiculados, ngulos
de abordagem, tamanho de tratamento, lugar na paginago do noticiario, pessoas
que serdio entrevistadas ou selecionadas, repdrteres que serfo escolhidos, contrata-
dos e valorizados etc. O mesmo faz um ancora nos EUA e, até o presente, diz res-
peito somente ao cargo que Boris conquistou no SBT. E também ébvio
reconhecer que, de fato, ele ndo executa todas estas fungdes diariamente (o
mesmo acontece nos EUA) pois delega estes encargos para seu "brago direito",
que no caso € o jornalista Dacio Nitrini. O que é bom esclarecer é que o profissio-
nal que recebe esta fungfio tem a liberdade, o direito, a autonomia para definir
também estes assuntos, entre outros.

Com relagdio 4 questdo da opinifio, ¢ sempre oportuno ressaltar que os
ancoras norte-americanos nunca emitiram — nem emitem — opinido declarada nos
seus telejornais. Mas, como séo seus Editores-Chefe exercem este papel na produ-
¢do, montagem e difusdo dos telejomais. Atualmente, para a midia brasileira boa
parte dos seus apresentadores dos telejornais brasileiros sdo ancoras de telejomais,
independentemente dos graus de responsabilidade e autonomia que os mesmos
desfrutam nas redes. Isto reflete desconhecimento e o deslavado modismo que o
modelo representa no pais.

Ainda com relagdo aos formatos de telejomais, outra expressiva experién-
cia foi também apresentada pelo SBT: o Aqui Agora. Boa parte da opinifio
publica esclarecida tem repulsa a este popularesco modelo de jomalismo eletrd-
nico. Mas, € inevitavel reconhecer que ele representa um divisor de 4guas na arte
de apresentagdo de programas jomalisticos na TV, quer os intelectuais concordem
ou nfo. Enquanto modelo, ele rompeu com o estilo tradicional de apresentagio e
radicalizou numa inteligente estratégia de conquistar audiéncia e chamar a aten-
¢80 da midia e da populagio.

O problema com este telejomal — que foi colocado no.ar em 20.5.91 — é
que seus dirigentes ndo perceberam ainda que, por ser exageradamente panfletirio
e sensacionalista, fugiu da missfo primeira de qualquer projeto jornalistico: infor-
mar equilibradamente a populagdo, sem partidarismos. O Aqui Agora tornou,
desde o inicio, o lado das foras militares repressoras, numa desesperada tentativa
de mostrar os policiais atuando energicamente contra os "fora da lei" mas, se por-
tando positivamente e com atitudes sensatas e polidas quando do patrulhamento

44 INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVIll, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995



normal. A populagfio — sobretudo a mais diretamente mirada pelo jornal — sabe
que isto ndo acontece no seu cotidiano, percebeu o exagero e o telejornal vem des-
pencando nos indices de audiéncia. Para defendé-lo, alguns diretores do telejornal
chegam a afirmar que ele tem forte preocupagio com o Nacional Popular e que
tem muito do estilo do badalado cineasta Glauber Rocha. Vale tudo, pelo jeito.

Todavia, no cenario de competitividade inaugurado com a recente aber-
tura politica no pais, as redes finalmente procuraram diversificar os modelos,
investindo significativamente em formatos mais descontraidos, participativos e
populares. Muitos passaram a se posicionar como canais para responder as ques-
tdes sociais emergentes. A populagfio, numa procura por fazer da TV a ligagdo
cidaddio-estado, j4 que este wiltimo insiste em nfio atender as iniimeras questdes
sociais emergentes. A populagio tem olhado atentamente estas tentativas de pro-

- gramas diferenciados mas, se as redes e emissoras ndo tiverem paciéncia a audién-
cia pode ndo aderir de forma significativa. Isto porque, elas tm o costume
histérico de modificar seus produtos e contar com a adesdo quase que instantinea
dos telespectadores. Pode-se dizer que isto caracteriza um tipo de "fobia" dos dire-
tores de programagio, que ameagam todos os setores com cortes e mudangas se 0s
indices nfio crescerem continuamente ou se depois de algum tempo, eles comega-
rem a declinar. Em qualquer outro pais, os diretores programam investimentos
mais a médio e longo prazos, exatamente como o feza CNN que durante mais de
cinco anos operou no vermetho.

Partindo para a desforra, em 91 a CNN veiculou um anifincio nos jornais e
revistas dos EUA afirmando: "They laughed when we decided to create an all-
news network" (Eles riram quando nds decidimos criar uma rede s6 de noticias).
E na pagina seguinte, com uma ilustragfio onde um batalhfo de jornalistas entre-
vistava um aparelho de TV com o logo da rede, ela arrematava: "They're not lau-
ghing now" (Eles nfo estio rindo agora). Era 0 momento da rede publicamente
assumir seu sucesso, depois de anos de esquecimento quase que absoluto. E opor-
tuno lembrar que, mesmo hoje, em tempos normais e sem crises politicas mundi-
ais que envolvam diretamente os norte-americanos ou seus interesses no mundo,
seus indices sdo baixissimos: média de 0,7. Mas, ela esta solida pois construiu
uma fantéstica estrutura e conquistou um seguro lugar na preferéncia e na histéria
do telejornalismo mundial. Fora as poucas, porém bem vindas inovag¢bes aqui
apresentadas, a Unica novidade na drea da comunicagio telev1swa brasileira foi a
segmentagdo da televisdo brasileira.

Uma das primeiras experiéncias com transmissdo em UHF aconteceu em
janeiro de 1988 quando a Jovem Pan assinou o contrato de licenga de 15 anos para
operar o canal 16 UHF em Sio Paulo (todavia, comegou a operar somente em 2
de julho de 1991). Em julho de 1989 aparece a TV ABC de Santo André, na
grande S@o Paulo e um ano mais tarde chegou a TV Metropolitana de Guaruthos.

INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVill, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995 45



Na seqtiéncia veio a MTV/Abril. Mas, tudo vai mudar com o Boletim n® 90 do
Ministério da Comunicagfio que definia a data de 24 de margo de 1989 para a con-
corréncia de quatro canais em UHF para a exploragdo da TV paga na area metro-
politana de Sdo Paulo. Em agosto de 1989 o presidente José Samey apresentou os
vencedores: a Rede Globo, a Editora Abril, Walter Fontoura, na época diretor do
O Globo e a Showtime, do seu amigo Mathias Machline. Em 28 de margo de
1989, Machline colocou no ar (pois a transmissdo ainda era via antenas) o canal
UHF 29 por assinatura em Sdo Paulo, com a difusdo da programagfo esportiva da
ESPN, ainda em MMDS (Multichannel Multipoint Distribuion Setvice). Machine
acabou se associando a4 Abril e no final de 1990 foi montada a TVA. Mas, tio
logo fizeram isto, a Rede Globo anunciou que tinha preparado a GloboSat e que
ninguém se precipitasse assinando a TVA. A guerra — e a presenga de Roberto
Marinho — tinha chegado a4 TV por assinatura, o novo fildo da televisdo no Brasil.
Inicialmente, a Globo decidiu enviar seus sinais via satélite para as antenas para-
bélicas. O sistema mostrou-se sedutor e novos grupos se apresentaram. Em
dezembro de 1991 chegaram os europeus com a PluralSat trazendo programas da
alemi ZDF e ARD, da franga Antenne 2, FR3 e TF1 +, La Cing e M6.

A TV por Cabos foi finalmente implantada poucos anos atras e hoje repre-
senta um mercado estimado em 8 milhdes de assinantes, com projegio de 1,2
bilhdio de ddlares, s6 em assinaturas. Hoje sfio quatro grandes grupos que domi-
nam o mercado, que ja tem 94 estagdes funcionando em todo o pais: Organiza-
¢0es Globo, Rede RBS. Multicanal ¢ Abril. Em Sfo Paulo, os trés primeiros
grupos se associaram e criaram a NET TV, que concorre com a TVA/Muticanal
(que tem 9 concessdes em Sdo Paulo) na instalagdo e distribuigdo de TV por
Cabos. Hoje, estio todos instalando cabos coaxiais aéreos de 100 mil délares por
mitha, enquanto o sistema urbano subterraneo alcanga 300 mil délares. O mesmo
deve acontecer por aqui.

A NET TV de Sao Paulo, que cobra taxa inicial de adesdo de 230 délares,
por exemplo, distribui aos seus assinantes a programaggo de 23 canais estrangei-
ros, seis canais em UHF e oito em VHF, com mensalidade de 38 reais. A Globo-
Sat é hoje o mais jomalistico deles, oferecendo 11 pequenos telejornais de "5
minutos" diariamente aos assinantes do servigo que, ainda oferece: o Discovery
Channel, a Cartoon Network, a CNN, a Deutsche Welle, a Fox, a Multishow, a
NBC, a SportTV, a TNT, a TV5 (Franga), a TVE (Espanha), a Teleuno e a
Worldnet (USIS). Este saudével mercado esta chamando a atengiio dos grandes
conglomerados norte-americanos da 4rea, o que esta provocando reunides empre-
sariais dos grandes grupos latino-americanos, que pretendem se unir, para preser-
var o mercado. No Brasil, articula-se a NET Brasil (Globo), na Argentina o Grupo
Clarin ¢ no México a Televisa. Esta ¢ uma industria com florescimento garantido
e em enorme disputa. Para os que se interessam pelo assunto, j existe inclusive a

46 INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVIIl, n® 1, pag. 37-49, janjun 1995



revista Tela Viva (com seu suplemento Pay-TV) que apresenta reportagens e ani-
lises técnicas, de legislag@o e de mercado bastante dirigida e interessante. Por
exemplo, traz na sua Gltima edigio o "Projeto de Lei da TV a Cabo" a ser apro-
vado na Camara dos Deputados, em Brasilia.

Mas, se meu assunto € jornalismo porque me detive em questdes ligadas a
TV por Cabos? Simplesmente, porque prevejo que se as redes brasileiras ndo se
preocuparem mais com sua audiéncia e imagem publica, vdo, em periodo médio,
experimentar o que aconteceu com suas congéneres norte-americanas: a perda
sucessiva da audiéncia e, conseqtientemente, dos investimentos publicitarios. Se
ndo, vejamos: nos anos 60 a TV por cabos nos EUA atingia somente 1,4% dos
lares. Hoje, esta presente em cerca de 60,3% deles e conquistou 24% da audiéncia
total, com faturamento que tinha sido multiplicado por 20, somente em uma
década. Por outro lado, a publicagiio Cable TV Facts 90 concluiu que a audiéncia
das "trés grandes irm#s" (CBS, NBC e ABC) tinha caido para cerca de 64% do
total de domicilios (tinha 90% em 78/79). Hoje, somente a ESPN (o canal mais
preferido nos EUA) tem 54 milhdes de assinantes. Creio que o mesmo, segura-
mente vai se dar por aqui.

Mas qual ¢ a responsabilidade do jornalismo eletrdnico e telejornalismo
neste cenario? A meu ver, a maior dificuldade serd a de conquistar um inclito per-
fil para estas areas do conhecimento e manifestacdo jornalisticos. Com as raras
excegGes de praxe, o telejornalismo brasileiro tem transitado do minimo de res-
ponsabilidade ético-coletiva, passando por um irresponsavel descompromisso
social transformador e chegando a um desatrelamento da misso basica do jorna-
lismo: informar corretamente a sociedade.

Os telejornais e seus profissionais sfo muitas vezes confundidos com as
autoridades (e muitos gostam e aproveitam disto), sendo freqiientemente identifi-
cados como auténticos "porta-vozes" do sistema central de poder. Isto ndio deveria
acontecer e é muito negativo para todos. Assim, dentincias se tornam in6cuas, ja
que a populagdio liga, por tabela, o denunciante e o canal 4 prépria autoridade
denunciada. O caso mais grave é, como todos sabem, o da Globo, que assimilou
tanto o poder de Brasilia, que é fartamente reconhecida como mais um elemento
daquele tipo de poder, comprometendo profundamente a independéncia que a
sociedade espera do jornalismo. Pontuamos que ela tanto n3o se identifica com as
causas sociais fortes que nfo noticiou no momento oportuno o movimento pelas
"Diretas J&". Veio a fazer isto, depois de muita ameaga aos seus profissionais, de
pressdo dos anunciantes e de inquietagdo da audiéncia, que estava acompanhando
tudo pelas redes concorrentes. Assim, com tamanho comprometimento, como
denunciar um politico corrupto? N&o é a toa que dos iniimeros escindalos que tém
acontecido em Brasilia e apesar da difusfio — na midia em geral — das falcatruas
destes inescrupulosos "representantes do povo", poucos politicos foram julgados

INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVill, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995 47



culpados e afastados. Quer os jomalistas centralizem foco nesses vaselinados
ladrdes de palet6 e gravata ou ndo. E por que isto acontece? No caso da televisdo,
isto se d4 porque a "imagem publica" do principal telejornal do pais, o Jornal
Nacional, depois de décadas de parceria com os direitistas "coronéis" da politica
brasileira, acabou impregnado com forte tintura oficial fazendo com que a popula-
¢0 o identifique com todas as formas de poder instituidas. E descreia, por tabela,
de todos os telejomais quando eles denunciam a pirataria dos politicos do pais.
Este fato, de uma forma ainda mais candente, tem comprometido toda uma forma
de comunicagfio que, nos EUA, por exemplo, conseguiu derrubar um presidente.
O Brasil ainda ndo conseguiu descobrir o caminho para seu Watergate.

Enquanto isso n3o acontece, alguns jornalistas patrios se esforgam por
parecer "inteligentes” e/ou "sacadores" de frases inusitadas. Esta procura foi,
seguramente o que levou um jomalista a escrever e um apresentador a ler que "o
Japdo ndo é mais o pais do sol, mas o da bola nascente”, veiculado no JN em 10 de
dezembro do ano passado, as vésperas do jogo S&o Paulo e Milan. Janistraquis, o
personagem de Moacir Japiassi prontamente afirmaria que isto sim, € "literatura”
naTV!

A falta de crenga da sociedade nas dentincias dos telejornais tem evidenci-
ado uma desconfianga ainda maior da populagfio para com todos os veiculos de
comunicago do pais. Mas, num pais tio grande, com tamanhas taxas de analfabe-
tos e com indices tho alarmantes de pobreza, € facil entender a metedrica posigio
dos telejornais como principal meio de informag#o. Porém, a politica do favoreci-
mento aliada as avangadas estratégias de marketing fez emergir neste cenario-de
extraordindria proje¢do, entes sociais que néo representam o idedrio popular. Ale-
xander Solzhenitsyn certa vez constatou que

a imprensa tornou-se o maior poder dentro dos paises ocidentais, mais
poderosa que o legislativo, o executivo e o judicidrio. Alguém poderia
perguntar: sob qual lei foi ela eleita e para quem ela presta contas?

De outro lado, os jornais estdo vendendo mais ndo porque estejam reali-
zando inédita, dindmica ou extraordindria cobertura com dentincias jornalisticas
de peso e sim, porque estfio encartando fasciculos de Atlas ou de Dicionarios (e
até oferecendo apartamentos) como "prémios” aos seus compradores e assinantes.
As dentincias ndo surgem do detalhado trabalho de investigagfo jomalistica, afi-
nal, o ex-presidente Collor nfo foi impedido de exercer o cargo maximo da nagéo
pela dentincia de nenhum jornalista mas sim, foi derrubado a partir de uma dentin-
cia familiar. Os jomalistas continuam devendo ao Brasil uma emocionante atua-
¢do e revelagfo tdo empolgante como a de Watergate, que, para muitos s6 foi
possivel de forma sublimada, no cinema, ou ainda, na literatura. Com o desinte-

48 INTERCOM - Rev, Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVill, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995



resse pela verdadeira reportagem e pela investigagdo, os midia no Brasil t¢ém tido
atuagdo "assessora", secundéria. Eles sdo, inequivocamente importantes como
divulgadores dos trambiques que se pratica neste pais, mas perderam o sedutor
papel de elementos centrais na vigildncia dos atos do governo e no comporta-
mento dos poderosos. Por isso, tém sido constantemente deslocados do centro da
revelagio dos dramas sociais no pais. Este tipo de comportamento contribui para
confirmar;o que Karl Kraus disse sobre os jornalistas: "uma pessoa sem nenhuma
idéia, mas com capacidade de expressi-la". Assim, € possivel concluir que mudou
sim o modelo da prética jomnalistica brasileira, mas nfo necessariamente para
melhor. -

Talvez seja isto que esteja levando cada vez mais jornalistas de excelente
estirpe a se aposentar precocemente. Mas, o lamentavel é que muitos deles, moti-
vados pelos classicos problemas de sobrevivéncia, tenham "pendurado as chutei-
ras" do_jornalismo e estejam somente vendendo influéncia em escritérios de
Assessoria de Imprensa dos quais passaram a fazer parte. Com isso, nfio tém se
disposto a colaborar com a sociedade publicando suas experiéncias e transmitindo
suas conclusdes pessoais, como acontece em outros paises.

Este altamente qualificado quadro profissional ainda nfio foi motivado a
atuar também na academia, excelente local para a difus3o da informag#o profissi-
onal experimentada e para a formagdo dos novos quadros que um dia integrarfio
este importante espago. Quem sabe, com cada vez mais talento, ousadia e autono-
mia para proporcionar a "engessada” audiéncia brasileira novas possibilidades de
escolha de manifestagSes jornalisticas saudaveis e de acesso informagéo mais plu-
ralista.

INTERCOM - Rev. Bras. de Com., S.Paulo, Vol. XVill, n® 1, pag. 37-49, jan/jun 1995 49



