A jornada do MathLibras

a evolução dos roteiros das videoaulas do projeto

Autores

  • Gabriel Henrique Possignolo Gomes Universidade Federal de Pelotas
  • Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana Bolivar Lebedeff Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025104

Palavras-chave:

roteiro, vídeo, Educação de Surdos, Libras, Educação Matemática

Resumo

O texto apresenta uma análise sobre as modificações realizadas nos roteiros dos vídeo do MathLibras, que objetiva criar material didático acessível e bilíngue para o ensino matemático ao aluno surdo, com a Libras sendo a primeira língua e o Português na legenda como segunda. O trabalho teve como foco quatro vídeos, o que possibilitou uma autorreflexão, na qual foi verificada similaridades e divergências, e como as mudanças possibilitaram um alcance maior do projeto, seja em inscritos no canal quanto na aplicação prática na escola parceira. Essa análise fundamentou um novo modelo de roteiro, mais curto, direto e voltado a prática e resolução de exercícios com o uso de objetos do cotidiano.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Possignolo Gomes, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq vinculado ao MathLibras.

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel.  Licenciada em Matemática pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Projeto MathLibras (https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras).  

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Educação Especial com habilitação em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPel). Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES. Coordenadora Adjunta do MathLibras.

Publicado

22-05-2025

Como Citar

POSSIGNOLO GOMES, G. H.; PHILIPSEN GRÜTZMANN, T.; BOLIVAR LEBEDEFF, T. . A jornada do MathLibras: a evolução dos roteiros das videoaulas do projeto. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025103, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025104. Disponível em: https://www.revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4752. Acesso em: 5 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos