Media Reception Theory: Emerging Perspectivies
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v16i1.800Palavras-chave:
teroria da recepção, meio, metodologia de pesquisa, construção de significadoResumo
A teoria da recepção se desenvolveu muito nos anos recentes com a tradição dos estudos culturais da pesquisa de meio e reflete os debates e as diferentes escolas de pensamento desta tradição. Porém, é comum a todas as abordagens a premissa de que os usos do meio e seus efeitos devem ser interpretados em termos das construções subjetivas de significado alocado no meio ou do significado que é desenvolvido em resposta ao meio. A metodologia de pesquisa típica, que trabalha visando teorias interpretativas de recepção, é alguma forma de "etnografia de audiência", que demanda que o pesquisador reconstrua o significado do meio a partir do ponto de vista do sujeito.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.