Le imprese di comunicazione: dimensioni e strategie
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v15i1.1285Keywords:
empresa de comunicação, grupos empresariais europeusAbstract
O artigo se situa na área da economia das comunicações e descreve as dimensões e estratégias de expansão dos principais grupos europeus de comunicação. São focalizados o grupo alemão Bartelsmann, os franceses Hachette e Havas, o italiano Fininvest e o inglês Maxwell. O autor aponta para a impossibilidade de se organizar uma tipologia de estratégias de expansão das indústrias culturais no cenário atual. Ainda assim, e aí reside a principal contribuição do artigo, trata dos objetivos comuns desses grupos que se verificam nos processos de internacionalização, diversificação, integração vertical e economia de escala.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.