Welcome to America!

Mad Men, Media, Masculinities, and the American Imaginary

Authors

  • Benjamin Vanderlei dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Jesana Batista Pereira Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024108pt

Keywords:

mad men, masculinidades, consumo de massas, publicidade, imaginário.

Abstract

This paper aims to analyze how the narrative of Mad Men is committed to the imagery of Americanism, grounded in the
myth of the self-made man and the American way of life. The object of study was the Mad Men TV series, interpreted
through the myth criticism of Gilbert Durand in dialogue with the theoretical assumptions of Edgar Morin. The resultsindicate a feedback loop of conservative imagery in pursuit of a golden age marked by misogyny, male dominance, and mass consumption.

Author Biographies

Benjamin Vanderlei dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui graduação em Psicologia e Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL.. É documentarista e pesquisador nas áreas do Imaginário, Imaginário Social, Cinema e TV, Masculinidades, Paternidade e Políticas Públicas.

Jesana Batista Pereira, Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

Bacharelado em Ciências Sociais Habilitação Antropologia pela Universidade de Brasília (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (2018). Professora PPG Pleno I do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Integrante do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - SOTEPP/UNIT/AL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Narradores - UNIT/AL. Membro do Grupo de Pesquisa Nordestanças/ UFAL. Editora-Executiva da Revista Interfaces Científicas- Humanas e Sociais do Grupo Tiradentes. Ministra as Disciplinas Realidade Brasileira e Regional e Cultura Brasileira no Curso de Graduação em Jornalismo da UNIT/AL. Possui Regime de Trabalho Integral (DE). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia do Simbolismo e Imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: Mulher, Gênero, Sexualidades, Feminismos; Cinema; Literatura; Antropologia do Patrimônio (Patrimônio Imaterial e Bens culturais intangíveis); Sociedade e Cultura no Brasil; Cultura e Narrativas.

Published

2024-08-12

How to Cite

VANDERLEI DOS SANTOS, B.; BATISTA PEREIRA, J. Welcome to America! Mad Men, Media, Masculinities, and the American Imaginary. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 47, p. e2024108, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024108pt. Disponível em: https://www.revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3922. Acesso em: 5 jul. 2025.

Issue

Section

Articles