A Estética do Simulacro
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v16i1.804Keywords:
ESTÉTICA, Cultura de Massa, CULTURA DE MASSA, estéticaAbstract
O artigo discute o simulacro como categoria de análise da sensibilidade estética surgida com o desenvolvimento das tecnologias de reprodução do som e imagem. W. Benjamin é referido como precursor desta linha de estudo, contido em embrião no conceito de reprodução elaborado pelo autor. O simulacro é apresentado como fonte de uma nova forma de experiência, na qual se estabelece o primado da sensibilidade sobre o conceito no plano do gosto. Em conclusão, procura-se mostrar que o significado do fenômeno, mediado pelas novas tecnologias, remete em última instância à dialética entre massa e civilização.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.