#vergonhabrasil: controvérsias midiatizadas no Twitter durante e após o jogo Brasil 1 x 7 Alemanha

Autores/as

  • Carlos d'Andréa

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i3.2560

Palabras clave:

Controvérsia, Copa do Mundo, Twitter, Teoria Ator-Rede, Hashtag

Resumen

O trabalho discute a emergência de redes de retweets (RTs) no Twitter na semifinal entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo FIFA 2014. O objetivo é analisar as principais redes de retweets em torno da hashtag #vergonhabrasil durante e após a partida, visando identificar a diversidade de questões levantadas pelos tweets mais retuitados e em que medida as redes agenciadas por essa hashtag alavancaram um fórum híbrido temporário. À luz da Teoria Ator-Rede, consideramos esse megaevento esportivo como um projeto controverso e identificamos que a derrota da Seleção Brasileira (1 x 7) desencadeou uma subcontrovérsia nas redes sociais online, alavancando debates que resignificaram  discussões  relativas à política partidária e identidade nacional. Levando em conta a hibridização das controvérsias com os ambientes midiáticos em que elas se efetivam, produzimos visualizações das principais redes de um dataset com 37.029 retweets e discutimos em termos qualitativos como as associações entre perfis se modificaram ao longo de cinco horas de debate.

Biografía del autor/a

Carlos d'Andréa

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte - MG, Brasil

Publicado

12-12-2016

Cómo citar

D’ANDRÉA, C. #vergonhabrasil: controvérsias midiatizadas no Twitter durante e após o jogo Brasil 1 x 7 Alemanha. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i3.2560. Disponível em: https://www.revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2560. Acesso em: 6 jul. 2025.

Número

Sección

Artigos