Imprensa e estado no Brasil: da subvenção ao condomínio
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.881Palabras clave:
comunicação comparada, economia da comunicação, história da imprensa, imprensa brasileiraResumen
O trabalho discute um aspecto da economia de uma das manifestações típicas da indústria cultural, analisando a participação do Estado no equacionamento financeiro da sobrevivência da empresa jornalística. A abordagem é feita pela porta de entrada da recapitulação da história do relacionamento entre Imprensa e Estado no Brasil e explora, subsidiariamente, a falta de paralelismo com a história da imprensa norte-americana. O objetivo do estudo é trazer à memória alguns fatos, sem pretensão de fazer uma análise exaustiva. A abordagem histórica conduz ao detalhamento de etapas recentes dessa evolução e introduz uma tentativa de interpretação de fenômenos atuais. A principal vertente teórica instrumentalizada para compreensão dos fenômenos recapitulados é a dependência.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.