COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ampliação ou redução das desigualdades?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025102Palavras-chave:
Comunicação; Informação; Inteligência artificial; Tecnologia; MercadoResumo
O presente texto explora os caminhos da comunicação e seu intrínseco relacionamento com a informação, como centrais no estágio de um capitalismo plataformizado. Partimos de uma compreensão dos campos e sua importância como organizadores e catalizadores do contemporâneo tecnológico, para em seguida, analisarmos a interveniência das estruturas e ferramentas denominadas de “inteligência” artificial dentro das plataformas digitais e suas potenciais consequências para a humanidade e para a conformação das estruturas de poder em todo o mundo. Apresentamos dados sobre o estágio atual do desenvolvimento da IA, tanto quanto, dados sobre a fome no mundo e sobre os riscos que ameaçam a humanidade. Ao final, pincelamos, rapidamente, sobre outras possíveis formas de existir. Nosso processo é hermenêutico e tem como motivação e caminho a Hermenêutica da Consciência Histórica de Ricoeur (2010).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Regina Rêgo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.