Televisão brasileira: a modernidade inacabada

Autores/as

  • Alain Herscovici Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v15i2.1286

Palabras clave:

televisão brasileira, modernidade

Resumen

Este artigo estuda, através do exemplo da televisão brasileira, os paradoxos da Modernidade veiculada por esta mídia e dos discursos que lhe são ligados. Esta Modernidade questiona as problemáticas "clássicas" ligadas aos conceitos de identidade nacional e de hegemonia cultural; entretanto, ela não consegue ocultar nem ultrapassar as relações de força características da sociedade brasileira. Esta análise socioeconômica da televisão evidencia igualmente as relações econômicas, sociológicas e políticas que asseguram tal Modernidade, e que inscrevem-se na realidade contraditória do Brasil.

Cómo citar

HERSCOVICI, A. Televisão brasileira: a modernidade inacabada. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v15i2.1286. Disponível em: https://www.revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1286. Acesso em: 6 jul. 2025.

Número

Sección

Artigos